segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Ocarina Of Time Debug Code

Eu fiz isso a muito tempo atrás e o site que eu tinha lido sobre isso esta fora do ar (encontrei em outros mas não falava os detalhes), então vou ter que falar pelo que me lembro, peço desculpas se o texto estiver meio...cortado, to escrevendo o que consigo lembrar XD


Debug Code, dizem que conseguiram essa informação através da Gamer X que tirou informação de um dos trabalhadores da Nintendo, que deixou essa informação vazar sem querer durante uma conversa (achei meio exagerado mas ok). Bom, não vou saber explicar o que é o Debug Code por que nem eu sei direito o que ele é, e qual a função dele (acho que seria um exagero ser somente um easter egg para brincar com os jogadores) então vamos pular essa etapa.

AVISO: É bom estarem cientes de que fazer a etapa a seguir pode queimar o seu Nintendo 64 ou o Cartucho, embora nenhum dos dois aconteceu comigo...

Como fazer o Debug Code?

Você vai precisar de:
- Um Nintendo 64
- Um cartucho de The Legend Of Zelda: Ocarina Of Time
- De preferência, um save 100% no cartucho

Bom, hora de pegarem o velho Nintendo 64 e o cartucho de Ocarina Of Time novamente, para facilitar, vou falar como eu fiz, bom. Primeiro, estejam com o Link adulto no Temple Of Time, depois segurem o cartucho e comecem a puxar ele beeem devagar do lado direito, vocês vão notar que vão começar a dar algumas falhas nas texturas e som do jogo, até que um momento a tela vai congelar e aparecer uma linha amarela no topo (se não aparecer é porque não funcionou) mais ou menos assim:

Aparecendo a linha amarela façam os comandos seguintes na ordem:

(Para quem não sabe, dois botões com um + entre eles, significa apertar os dois ao mesmo tempo)
- L+R sem soltar pressiona Z depois solte todos
- Pad-Cima sem soltar pressiona C-Baixo depois solte todos
- C-Cima da mesma forma que os anteriores Pad-Baixo
- Pad-Esquerda / C-Esquerda
- C-Direita / Pad-Esquerda
- A+B / Start

Se você  tiver feito o comando corretamente no momento em que pressionar Start irá aparecer uma tela preta (tipo a do DOS) com alguns códigos e mensagens estranhas como "RCP is Hung UP!! OH MY GOD!!". RCP é o processador do Nintendo 64, que normalmente quando um jogo trava (você esbarrou no Nintendo 64 enquanto jogava e bateu na fita por exemplo) ele "dá pau" e o seu jogo fica congelado com aquele som bugado repetido. Voltando,  RCP is Hung UP!! OH MY GOD!! deveria ser algo como "o processador deu pau, O MEU DEUS" (créditos a meu inglês de ******) um easter egg claro logo de cara, e coisas como "I LOVE YOU" e um email(?). A única coisa que você pode fazer quando estiver no Debug Code é apertar "A" para avançar entre as páginas, depois só desligando mesmo. Segue alguns videos:




Bom, talvez você não precise de um save 100% para fazer isso nem estar com o Link adulto por exemplo, eu ensinei a fazer do jeito que funcionou aqui. Eu tentei fazer isso fora do Temple Of Time, e o jogo travava sem qualquer possibilidade de fazer o debug code. Li uma vez que um Hyruliano conseguiu fazer isso na casa do Link mas pela metade (ele não puxou a ponto do jogo travar, somente das texturas e som bugarem), e ele tocou a Epona Song só que apareceu outras notas que não era de nenhuma canção do jogo, e pior, como se estivesse ensinando (repetiu duas vezes). Outro detalhe importante,  como podem ver em algumas páginas do Debug Code, tem coisas escritas que parecem códigos de Game Shark, como eu não tenho Game Shark eu não pude testar. Ouve um caso de que usaram um dos códigos e apareceu a Triforce no Lake Hylian (não lembro se era cutscene) e sumia, era algo bem rápido e só dava para fazer uma vez. Esse último paragrafo já virou lenda, bom, eu fiz uma pesquisa rápida e não encontrei nada sobre o caso da canção ou do Lago Hylian (que também estava no site), mas se alguém achar poste nos comentários. Mas o que seria afinal o Debug Code? Uma brincadeira de programadores?

Nenhum comentário:

Postar um comentário